Al\u00e9m de conhecer a tarefa, quando houver uso de M\u00e1quinas e Equipamentos, verificar se os mesmos est\u00e3o em conformidade com a NR12<\/a>\u00a0M\u00e1quinas e Equipamentos.\u00a0<\/strong>APR \u00e9 uma t\u00e9cnica de avalia\u00e7\u00e3o pr\u00e9via dos riscos presentes na realiza\u00e7\u00e3o de um determinada atividade \/ trabalho. Consiste no detalhamento minucioso de cada etapa do trabalho, e dos riscos envolvidos nesta tarefa.<\/p>\n A sigla\u00a0APR<\/strong>\u00a0significa\u00a0An\u00e1lise Preliminar de Riscos<\/strong>. Ela \u00e9 um estudo pr\u00e9vio de uma atividade, feito para mapear e identificar poss\u00edveis riscos ou falhas naquilo que se deseja realizar dentro da organiza\u00e7\u00e3o. Visando, assim, prever poss\u00edveis danos e evitar acidentes ocupacionais.<\/p>\n Essa\u00a0an\u00e1lise deve ser realizada antes de iniciar qualquer nova tarefa<\/strong>. Assim, com os riscos j\u00e1 conhecidos, \u00e9 poss\u00edvel adotar medidas de seguran\u00e7a para evit\u00e1-los de forma eficiente.<\/p>\n Se voc\u00ea tem d\u00favidas sobre a APR, continue aqui. Preparamos um conte\u00fado que ir\u00e1 esclarecer os principais pontos sobre ela, incluindo como coloc\u00e1-la em pr\u00e1tica. Vamos l\u00e1!<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n APR \u00e9 uma t\u00e9cnica de avalia\u00e7\u00e3o dos riscos\u00a0<\/strong>que podem ocorrer em uma determinada atividade. Essa an\u00e1lise ocorre em cada uma das suas etapas, uma vez que os acidentes podem ocorrer em apenas um processo espec\u00edfico. Ela faz parte das documenta\u00e7\u00f5es necess\u00e1rias para a Seguran\u00e7a do Trabalho.<\/p>\n O\u00a0objetivo principal da An\u00e1lise Preliminar de Riscos<\/strong>\u00a0\u00e9 permitir a ado\u00e7\u00e3o de medidas pr\u00e9vias que controlem, neutralizem ou atenuem os riscos iminentes ao processo. Ela tamb\u00e9m \u00e9 uma\u00a0garantia legal para a empresa<\/strong>, pois aborda quest\u00f5es de seguran\u00e7a que a lei exige.<\/p>\n Qualquer profissional pode assinar ou emitir a APR, desde que ele tenha conhecimento em\u00a0Seguran\u00e7a do Trabalho. \u00c9 importante que todos os colaboradores envolvidos na atividade tamb\u00e9m a assinem. Isso comprova que foram informados dos riscos e das medidas preventivas.<\/p>\n A ferramenta, ou documento,\u00a0serve<\/strong>\u00a0principalmente\u00a0para\u00a0<\/strong>prevenir acidentes de trabalho<\/strong>.\u00a0<\/strong>Afinal, como envolve uma an\u00e1lise minuciosa pr\u00e9via, \u00e9 poss\u00edvel adotar medidas que permitam reduzir as ocorr\u00eancias. Resguardando, assim, a vida dos colaboradores.<\/p>\n A APR tamb\u00e9m serve para atender \u00e0s obriga\u00e7\u00f5es legais de Seguran\u00e7a do Trabalho. Ou seja, o documento faz com que a empresa esteja de acordo com o que a legisla\u00e7\u00e3o exige.<\/p>\n Al\u00e9m disso, a An\u00e1lise Preliminar de Riscos \u00e9 uma forma de avaliar o retorno dos investimentos realizados em seguran\u00e7a. Auxiliando, inclusive, a obter informa\u00e7\u00f5es quanto \u00e0 qualidade das medidas preventivas e protetivas adotadas pelos profissionais competentes no dia a dia.<\/p>\n A cria\u00e7\u00e3o da APR \u00e9 obrigat\u00f3ria para qualquer trabalho realizado em espa\u00e7os confinados ou em grande altura. Apesar disso, essa documenta\u00e7\u00e3o \u00e9 aplic\u00e1vel em qualquer tipo de neg\u00f3cio que veja relev\u00e2ncia em conhecer os riscos das suas atividades, mesmo que n\u00e3o seja uma exig\u00eancia legal.<\/p>\n Com uma an\u00e1lise completa das \u00e1reas principais da empresa, \u00e9 poss\u00edvel obter um guia de gest\u00e3o estrat\u00e9gica completo, que vai facilitar e agilizar o acompanhamento de amea\u00e7as e riscos na rotina laboral.<\/p>\n Por isso, \u00e9 importante que as APRs sempre sigam as\u00a0normas regulamentadoras (NRs)\u00a0do seu segmento para garantir a seguran\u00e7a dos trabalhadores e o impacto positivo das medidas de preven\u00e7\u00e3o no dia-a-dia de todos.<\/p>\n De forma geral, muitas organiza\u00e7\u00f5es n\u00e3o incluem a APR no planejamento de opera\u00e7\u00f5es, o que resulta em v\u00e1rios acidentes que poderiam ser evitados se houvesse uma an\u00e1lise preliminar.<\/p>\n Com esse documento, no entanto, \u00e9 mais f\u00e1cil se\u00a0precaver<\/strong>\u00a0a partir de um controle de medidas de seguran\u00e7a, que garantem a sua preven\u00e7\u00e3o de\u00a0acidentes.<\/strong>\u00a0Ao conhecer quais s\u00e3o os riscos das suas atividades, tamb\u00e9m \u00e9 poss\u00edvel desenvolver checklists e\u00a0planos de a\u00e7\u00e3o\u00a0de acordo com a prioridade de seguran\u00e7a!<\/p>\n Para todos os casos, a APR \u00e9 uma ferramenta de gest\u00e3o valiosa para:<\/p>\n A APR ajuda a determinar os riscos e desafios que podem acometer o ambiente e a atividade desempenhada. Com isso, permite resguardar a vida dos profissionais, bem como a infraestrutura da empresa em si.<\/p>\n Al\u00e9m de identificar riscos em potencial, a ferramenta ajuda a prevenir danos aos equipamentos, perda de materiais e paralisa\u00e7\u00e3o das atividades, entre outros. Evitando, assim, gastos com manuten\u00e7\u00e3o ou trabalho excedente, por exemplo.<\/p>\n Durante o planejamento da An\u00e1lise Preliminar de Riscos, \u00e9 preciso designar os respons\u00e1veis pela implanta\u00e7\u00e3o e controle das a\u00e7\u00f5es. Isso amplia o engajamento dos colaboradores. Afinal, a seguran\u00e7a no trabalho deixa de ser tarefa unicamente do especialista da \u00e1rea.<\/p>\n O documento com as diretrizes da APR \u00e9 criado ap\u00f3s an\u00e1lise aprofundada das atividades e suas etapas. Logo, permite criar padr\u00f5es a serem seguidos quando novas tarefas iniciarem.<\/p>\n A APR serve como guia dos riscos identificados e tamb\u00e9m permite que os colaboradores fa\u00e7am a gest\u00e3o de como lidar com os pontos levantados no pr\u00f3prio documento. Portanto o conte\u00fado deve ser acess\u00edvel e entend\u00edvel por todos que ir\u00e3o utiliz\u00e1-lo,\u00a0garantindo uma maior seguran\u00e7a do trabalho<\/strong>.<\/p>\n A An\u00e1lise Preliminar de Riscos\u00a0\u00e9 uma das formas de garantir a SST \u2013 Seguran\u00e7a e Sa\u00fade do Trabalho<\/strong>. Porque ela \u00e9 uma an\u00e1lise feita previamente ao in\u00edcio de qualquer atividade dentro do ambiente organizacional. E seu principal objetivo \u00e9 corrigir poss\u00edveis falhas que possam ocorrer e\/ou prejudicar os trabalhadores.<\/p>\n Ao final da documenta\u00e7\u00e3o da APR, garante-se tamb\u00e9m uma padroniza\u00e7\u00e3o no servi\u00e7o feito pelos trabalhadores, sendo mais uma das formas de prevenir poss\u00edveis acidentes dentro do trabalho.<\/p>\n A\u00a0<\/strong>NR 12<\/strong><\/a> exige a realiza\u00e7\u00e3o da APR em cada m\u00e1quina ou grupo de equipamentos, antes de dar in\u00edcio aos trabalhos da \u00e1rea.\u00a0 <\/strong>Ela \u00e9 uma\u00a0Norma Regulamentadora<\/strong>\u00a0que garante algumas medidas para a seguran\u00e7a dos trabalhadores que exercem suas fun\u00e7\u00f5es com maquin\u00e1rios e equipamentos. Ela diz respeito \u00e0 integridade e sa\u00fade desses profissionais e impede o processo de importa\u00e7\u00e3o, comercializa\u00e7\u00e3o, exposi\u00e7\u00e3o ou fabrica\u00e7\u00e3o ao longo de projetos que utilizam esse tipo de ferramenta.<\/p>\n <\/p>\n Fundamental para aumentar a seguran\u00e7a nos ambientes de trabalho, a an\u00e1lise preliminar de risco (APR) pode ser aplicada em empresas de diversos setores. Al\u00e9m de orientar os trabalhadores, ela tamb\u00e9m colabora para diminuir danos \u00e0 empresa, sendo, inclusive, prevista nas NRs 10, 12,\u00a018,\u00a020,\u00a033,\u00a034,\u00a035\u00a0entre v\u00e1rias outras.<\/p>\n Portanto, \u00e9 um instrumento importante e fundamental para manter a ordem no local de trabalho.<\/p>\n Podemos definir a an\u00e1lise preliminar de risco como um documento onde constam as a\u00e7\u00f5es de preven\u00e7\u00e3o e redu\u00e7\u00e3o de riscos. Ela pode ser desenvolvida em diversos \u00e2mbitos, mas um exemplo comum \u00e9 nos projetos de eletricidade, onde a APR \u00e9 obrigat\u00f3ria.<\/p>\n Como o pr\u00f3prio nome sugere, \u00e9 uma an\u00e1lise que prev\u00ea os riscos, portanto \u00e9 focada na preven\u00e7\u00e3o de qualquer risco identificado no ambiente de trabalho. Ainda, ela deve estabelecer os procedimentos de seguran\u00e7a e os respons\u00e1veis por cada a\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Em primeiro lugar, ao tra\u00e7ar a\u00a0APR<\/strong> \u00e9 necess\u00e1rio reunir os l\u00edderes, especialistas em seguran\u00e7a do trabalho e outros colaboradores da empresa. At\u00e9 mesmo porque eles trabalhar\u00e3o juntos identificando os processos e atividades realizados diariamente.<\/p>\n Logo depois, \u00e9 necess\u00e1rio analisar o ambiente de trabalho em campo. Al\u00e9m do local em si, os t\u00e9cnicos devem ficar atentos \u00e0s tarefas executadas pela equipe e os riscos durante cada uma.<\/p>\n Ap\u00f3s reunir-se com os colaboradores e conhecer o local j\u00e1 ser\u00e1 poss\u00edvel iniciar a APR. Dessa forma, deve-se listar todo e qualquer risco que exista no ambiente, independentemente do n\u00edvel desse risco. Se poss\u00edvel, deve-se citar tamb\u00e9m a origem dos poss\u00edveis acidentes.<\/p>\n A partir dos riscos identificados \u00e9 hora de desenvolver medidas que possam preveni-los. Algumas delas devem focar em eliminar os riscos fisicamente, enquanto outras sugerem substituir um perigo por outro menor. Ainda, \u00e9 poss\u00edvel sugerir o uso de determinados EPI’s e outras medidas focadas na mudan\u00e7a da forma de trabalho.<\/p>\n Dica<\/strong>: Existe uma NR – Norma Regulamentadora espec\u00edfica para EPI, a NR 6. Saiba mais sobre esta e as outras NRs clicando aqui.\u00a0<\/span><\/a><\/span><\/p><\/blockquote>\n Por fim, cabe destacar que a an\u00e1lise preliminar de risco deve ser do conhecimento de todos na empresa. Portanto, ap\u00f3s ser finalizada ela deve ser documentada. Al\u00e9m disso, \u00e9 importante que ela seja acess\u00edvel para o entendimento dos funcion\u00e1rios.<\/p>\n Ou seja, a linguagem precisa respeitar inclusive o n\u00edvel de escolaridade da equipe, pois todos dever\u00e3o ter acesso ao documento. Dessa forma, tem-se uma APR completa e eficiente.<\/p>\n O documento APR ser\u00e1 sempre feito\u00a0pelos respons\u00e1veis pela seguran\u00e7a do trabalho<\/strong>\u00a0na empresa. Isso n\u00e3o quer dizer que os colaboradores n\u00e3o ter\u00e3o participa\u00e7\u00e3o ativa nesse mapeamento, pelo contr\u00e1rio, os trabalhadores ser\u00e3o a principal fonte de dados para os profissionais da seguran\u00e7a. Apenas a responsabilidade de unificar as informa\u00e7\u00f5es e concretizar o documento \u00e9 que se centraliza na \u00e1rea de seguran\u00e7a do trabalho.<\/p>\n A APR \u00e9 um documento aberto, em sua maioria feito em tabelas do Excel, e que \u00e9 preenchida pelos respons\u00e1veis da \u00e1rea de seguran\u00e7a de trabalho. Ela pode ser assinada e preenchida por qualquer profissional da empresa, desde que tenha conhecimento da \u00e1rea de Seguran\u00e7a do Trabalho.<\/p>\n A ideia \u00e9 que n\u00e3o seja um documento complexo de entender, e sim, um compilado de perguntas e respostas a fim de identificar onde e quais etapas dos processos de trabalho podem acarretar em algum acidente ou risco.<\/p>\n Veja abaixo 10 passos para fazer uma APR completa!<\/span><\/p>\n A avalia\u00e7\u00e3o preliminar de riscos, al\u00e9m de certificar a sa\u00fade do trabalho, tamb\u00e9m pode estabelecer quais s\u00e3o as\u00a0amea\u00e7as para o meio ambiente, para o servi\u00e7o prestado, para o patrim\u00f4nio e para a imagem da sua empresa. Por isso, \u00e9 importante desenvolver as seguintes etapas:<\/p>\n O primeiro passo pode parecer \u00f3bvio, mas existem muitas APRs gen\u00e9ricas que n\u00e3o trazem o direcionamento de quais atividades est\u00e3o sendo estudadas. Por isso, opte por criar a APR para tarefas nessa ordem:<\/p>\n Para isso, \u00e9 importante considerar que apenas uma pessoa n\u00e3o ser\u00e1 capaz de coletar e documentar todas as informa\u00e7\u00f5es, ent\u00e3o uma equipe deve estar dedicada nessa tarefa.<\/p>\n Aqui, avalia-se quais s\u00e3o as macro e micro etapas envolvidas na execu\u00e7\u00e3o de uma determinada fun\u00e7\u00e3o. Para documentar isso, leve em considera\u00e7\u00e3o a ordem em que as coisas s\u00e3o feitas e procure pelo menos 5 est\u00e1gios em cada trabalho. Por exemplo:<\/p>\n Segmenta\u00e7\u00e3o do trabalho de higienizar produtos:<\/strong><\/p>\n Com essa estrat\u00e9gia, a sua an\u00e1lise se torna ainda mais eficiente, porque tr\u00e1s um estudo completo de cada tarefa realizada.<\/p>\n Para fazer o levantamento necess\u00e1rio e entender como fazer uma APR com efici\u00eancia, o primeiro passo \u00e9\u00a0entender as necessidades de campo e as etapas cruciais de execu\u00e7\u00e3o<\/strong>\u00a0em cada \u00e1rea da empresa.<\/p>\n Isso significa que, ao finalizar a coleta de dados, deve ser poss\u00edvel identificar os riscos operacionais de acordo com o potencial de impacto para o neg\u00f3cio.<\/p>\n Com essa organiza\u00e7\u00e3o estrat\u00e9gica, o documento deve trazer quais ser\u00e3o as medidas de\u00a0preven\u00e7\u00e3o de acidentes\u00a0aplicadas e qual vai ser a periodicidade de acompanhamento delas pela equipe. Para deixar essas informa\u00e7\u00f5es ainda mais acess\u00edveis, \u00e9 poss\u00edvel elabor\u00e1-las em um\u00a0checklist<\/strong>.<\/strong><\/p>\n Pensando em facilitar a compreens\u00e3o da an\u00e1lise, \u00e9 interessante que todas as \u00e1reas da organiza\u00e7\u00e3o estejam a par dos objetivos planejados para gerar um entendimento completo das suas opera\u00e7\u00f5es.<\/p>\n Para concluir, vale ressaltar que, apesar de modelos de APR em planilhas serem muito \u00fateis, a maneira mais atual e competente de colocar a preven\u00e7\u00e3o de riscos em pr\u00e1tica \u00e9 atrav\u00e9s de ferramentas digitais. Isso porque, desta forma, voc\u00ea tem acesso livre aos itens de an\u00e1lise e pode avaliar quais atividades demandam mais aten\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Dificilmente voc\u00ea conseguir\u00e1 fazer uma An\u00e1lise Preliminar de Riscos se n\u00e3o tiver dados e informa\u00e7\u00f5es reais para se basear. Isso porque s\u00e3o eles que ir\u00e3o nortear as a\u00e7\u00f5es preventivas.<\/p>\n \u00c9 preciso coletar informa\u00e7\u00f5es como poss\u00edveis perigos iminentes \u00e0 atividade, bem como listar os riscos em cada etapa. Aqui, voc\u00ea deve especificar tamb\u00e9m os respons\u00e1veis por cada tarefa e os equipamentos utilizados, incluindo os\u00a0EPI\u2019s obrigat\u00f3rios.<\/p>\n Tudo que for obtido nesse levantamento deve ser registrado em um documento, cujo conte\u00fado poder\u00e1 ser aprimorado sempre que necess\u00e1rio.<\/p>\n Junto com a an\u00e1lise dos riscos, \u00e9 essencial\u00a0detalhar as potenciais causas<\/strong>. Al\u00e9m disso, tamb\u00e9m \u00e9 importante ter ci\u00eancia dos seus efeitos, com suas respectivas gravidades.<\/p>\n Por exemplo: vamos supor que um profissional corre o risco de sofrer queimaduras ao utilizar determinado equipamento. Algumas perguntas que devem ser esclarecidas s\u00e3o:<\/p>\n Todas essas quest\u00f5es devem ser analisadas na pr\u00e1tica, detalhando as pessoas e os bens expostos a essa amea\u00e7a.<\/p>\n Afinal, s\u00e3o essas informa\u00e7\u00f5es que ajudar\u00e3o a direcionar os profissionais de Seguran\u00e7a do Trabalho n\u00e3o apenas para criarem o documento de APR. Mas principalmente para adotarem medidas eficazes que resguardem a vida e o patrim\u00f4nio.<\/p>\n Quando a an\u00e1lise de atribui\u00e7\u00f5es estiver pronta, tenha um\u00a0checklist\u00a0em m\u00e3os para responder quest\u00f5es pontuais que tragam uma perspectiva gerencial de riscos. Veja alguns exemplos que podem ser replicados:<\/p>\n Para direcionar ainda melhor essas perguntas, a dica \u00e9 entender ao m\u00e1ximo o\u00a0modus operandi<\/em>\u00a0do trabalho realizado para aumentar essa lista!<\/p>\n Ap\u00f3s a descri\u00e7\u00e3o dos riscos, causas e feitos, \u00e9 hora de fazer a APR propriamente dita. Ou seja: planejar as a\u00e7\u00f5es que devem ser adotadas para lidar com os problemas encontrados, bem como corrigi-los.<\/p>\n Nesta etapa, \u00e9 essencial delimitar regras, normas e boas pr\u00e1ticas, de forma a garantir a seguran\u00e7a dos colaboradores. Tudo isso deve ficar registrado em um documento oficial, assinado pelos envolvidos e de conhecimento da empresa.<\/p>\n Al\u00e9m disso, essas medidas precisam de refor\u00e7o entre as demais equipes, atrav\u00e9s de treinamentos e capacita\u00e7\u00f5es.<\/p>\n Depois de identificar os perigos que profissionais diretos e indiretos t\u00eam, \u00e9 hora de desenvolver as medidas preventivas, que v\u00e3o assegurar que acidentes n\u00e3o aconte\u00e7am. Um exemplo de ordena\u00e7\u00e3o de controle \u00e9:<\/p>\n Ponto de aten\u00e7\u00e3o: Caso a sua medida de controle crie outros perigos, diferentes dos analisados, retorne \u00e0 etapa 3.<\/p>\n A\u00a0An\u00e1lise Preliminar de Riscos n\u00e3o \u00e9 um documento est\u00e1tico<\/strong>. Ao contr\u00e1rio! Ela precisa passar por revis\u00e3o regularmente, uma vez que novos riscos podem surgir, exigindo novas medidas para contorn\u00e1-los.<\/p>\n Logo, \u00e9 importante que os respons\u00e1veis estejam sempre revisando o conte\u00fado, bem como avaliando de perto a realiza\u00e7\u00e3o das atividades. Assim, eles conseguem agir sempre de forma proativa, ou seja, antes que os colaboradores sejam afetados de alguma forma.<\/p>\n Apesar dessas etapas serem consideradas essenciais, n\u00e3o h\u00e1 uma estrutura \u00fanica de APR. Ela varia de acordo com a empresa, seu segmento e processos que adota no dia a dia.<\/p>\n Entretanto, para todos os casos, uma dica \u00e9 utilizar uma\u00a0plataforma de checklists, especialmente na etapa de an\u00e1lise. Isso porque eles facilitam a organiza\u00e7\u00e3o e o registro das informa\u00e7\u00f5es.<\/p>\n Por fim, com a APR conclu\u00edda, registre todas as informa\u00e7\u00f5es\u00a0<\/strong>para facilitar consultas posteriores das pessoas que est\u00e3o expostas aos perigos identificados. Essa documenta\u00e7\u00e3o precisa ter uma c\u00f3pia controlada em um local de f\u00e1cil acesso, e deve ter um texto de f\u00e1cil compreens\u00e3o para\u00a0todos que ter\u00e3o acesso<\/strong>.<\/p>\n Mesmo que essa seja a \u00faltima etapa, lembre-se que a APR \u00e9 uma documenta\u00e7\u00e3o viva, que deve ser constantemente atualizada e compartilhada!<\/p>\n A APR \u00e9 um documento que precisa ser entendido por todos que ter\u00e3o acesso a ele, por isso,\u00a0uma linguagem acess\u00edvel e organiza\u00e7\u00e3o das informa\u00e7\u00f5es coletadas<\/strong>\u00a0\u00e9 imprescind\u00edvel. Al\u00e9m dessas caracter\u00edsticas, \u00e9 importante conter as informa\u00e7\u00f5es sobre cada atividade ou processo estabelecido dentro da APR. Essas informa\u00e7\u00f5es precisam conter:<\/p>\n <\/a><\/p>\n A VIKON \u00e9 uma consultoria especializada em Seguran\u00e7a do Trabalho e Meio Ambiente. Atuamos h\u00e1 mais de 12 anos em projetos de Compliance Regulat\u00f3rio auxiliando empresas a se adequarem \u00e0 normas e regulamentos.<\/p>\n Possu\u00edmos um corpo t\u00e9cnico composto por profissionais legalmente habilitados como engenheiros e t\u00e9cnicos de seguran\u00e7a do trabalho e \u00e1reas relacionadas. Mobilizamos equipes multidisciplinares com agilidade e otimiza\u00e7\u00e3o de recursos.<\/p>\n Elaboramos APR – An\u00e1lise Preliminar de Riscos e demais documentos e ferramentas de conformidade legal e normativa. Fa\u00e7a contato conosco e tire suas d\u00favidas sobre a Consultoria VIKON para APR e adequa\u00e7\u00e3o \u00e0s NRs.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n Veja o que ser\u00e1 abordado:<\/strong><\/span><\/h2>\n
An\u00e1lise Preliminar de Riscos: o que \u00e9 APR?<\/h3>\n
Para que serve a APR?<\/h3>\n
Quando se deve fazer uma APR?<\/h3>\n
Quais os principais benef\u00edcios da APR para a sua empresa?<\/h3>\n
\n
Como a APR se relaciona com a SST \u2013 Seguran\u00e7a e Sa\u00fade do Trabalho?<\/h3>\n
Como a NR 12 se relaciona com a APR?<\/h3>\n
Quem \u00e9 o principal respons\u00e1vel por emitir o documento APR?<\/h3>\n
Como preencher corretamente uma APR?<\/h3>\n
10 passos para fazer uma APR completa!<\/h3>\n
\n
O que n\u00e3o pode faltar na APR?<\/h3>\n
Como a VIKON pode auxiliar na sua APR?<\/h3>\n
An\u00e1lise Preliminar de Riscos: o que \u00e9 APR?<\/strong><\/span><\/h2>\n
Para que serve a APR?<\/strong><\/h3>\n
Quando se deve fazer uma APR?<\/strong><\/h3>\n
Quais os principais benef\u00edcios da APR para a sua empresa?<\/strong><\/h3>\n
Revis\u00e3o de riscos e amea\u00e7as<\/strong><\/h3>\n
Antecipa\u00e7\u00e3o de problemas<\/strong><\/h3>\n
Defini\u00e7\u00e3o de responsabilidades<\/strong><\/h3>\n
Padroniza\u00e7\u00e3o dos m\u00e9todos<\/strong><\/h3>\n
Disponibilizar um controle de gest\u00e3o de riscos pr\u00e1tico e eficiente<\/strong><\/h3>\n
Como a APR se relaciona com a SST \u2013 Seguran\u00e7a e Sa\u00fade do Trabalho?<\/strong><\/h3>\n
Como a NR 12 se relaciona com a APR?<\/strong><\/h2>\n
Como fazer uma an\u00e1lise preliminar de risco (APR)?<\/h2>\n
O que \u00e9 a an\u00e1lise preliminar de risco?<\/h2>\n
Como elaborar a an\u00e1lise preliminar de risco (APR)?<\/h2>\n
1. Re\u00fana a equipe<\/h3>\n
2. Conhe\u00e7a o local<\/h3>\n
3. Fa\u00e7a a an\u00e1lise preliminar de risco<\/h3>\n
4. Elabore medidas preventivas<\/h3>\n
5. Divulgue os resultados<\/h3>\n
Quem \u00e9 o principal respons\u00e1vel por emitir o documento APR?<\/strong><\/h3>\n
Como preencher corretamente uma APR?<\/strong><\/h3>\n
\n10 passos para fazer uma APR completa!\u00a0<\/strong><\/span><\/h2>\n
\n
Sele\u00e7\u00e3o de an\u00e1lise<\/strong><\/h3>\n<\/li>\n<\/ol>\n
\n
\n
Segmenta\u00e7\u00e3o de atividades<\/strong><\/h3>\n<\/li>\n<\/ol>\n
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Documenta\u00e7\u00e3o\u00a0<\/strong><\/h3>\n<\/li>\n<\/ol>\n
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Coleta de informa\u00e7\u00f5es<\/strong><\/h3>\n<\/li>\n<\/ol>\n
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Identifica\u00e7\u00e3o das causas e vulnerabilidades<\/strong><\/h3>\n<\/li>\n<\/ol>\n
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Identifica\u00e7\u00e3o de perigos<\/strong><\/h3>\n<\/li>\n<\/ol>\n
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Planejamento das a\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a<\/strong><\/h3>\n<\/li>\n<\/ol>\n
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Desenvolvimento de medidas preventivas<\/strong><\/h3>\n<\/li>\n<\/ol>\n
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Atualiza\u00e7\u00e3o constante<\/strong><\/h3>\n<\/li>\n<\/ol>\n
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Divulgue a APR<\/strong><\/h3>\n<\/li>\n<\/ol>\n
O que n\u00e3o pode faltar na APR?<\/strong><\/span><\/h2>\n
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\nConhecer as NRs. Tudo sobre as NRs – Normas Regulamentadoras do MTE.\u00a0<\/strong><\/span><\/h2>\n
Conhecer as Normas Regulamentadoras (NRs) \u00e9 muito importante. Pensando nisso a VIKON apresenta um breve resumo de todas as 36 NRs vigentes no Brasil com muito conte\u00fado sobre cada uma delas. N\u00e3o deixe de conferir clicando aqui<\/a><\/span>.\u00a0<\/span><\/h3>\n
\nComo a VIKON pode auxiliar na sua APR?<\/span><\/h2>\n
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